Más!!! Mais!!! Piú!!!

Para acceder al repertorio de Norberto clica:
Per accedere all repertorio di Norberto clicca:
Para aceder as informações dos espetáculos de Norberto clique:

www.teatreandoimagenes.blogspot.com


Para acceder a textos de Norberto clica:
Per accedere ai testi di Norberto clicca:
Per aceder aos testos de Norberto clique:

www.teatreandotextos.blogspot.com

Fragmentos de vidas divididas no Filo - Michel Fernandes

Dois interpretes dão aulas de atuação em seus espetáculos no FILO 2009
16/06/2009 - 18:54 - Michel Fernandes, especial para o Último Segundo

LONDRINA – Norberto Presta e Matteo Belli, apesar das diferentes nacionalidades, têm em comum o fato de mostrarem aos espectadores do FILO (Festival Internacional de Londrina) 2009, grande parte alunos do curso de Artes Cênicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina), a precisão da técnica vocal para interpretações ricas em nuances, modulações e diferentes ritmos que fazem da palavra partitura musical. Ambos têm a Itália como sede de seus trabalhos.
Norberto Presta, argentino que reside na Itália desde 1981 – quando participou da ISTA (International School of Theatre Antropology) -, apresentou o solo "Fragmentos de Vidas Divididas", em que a condição do não reconhecimento de si mesmo, olhar no espelho e não saber quem é na imagem refletida é o tema que utiliza para criar uma forma dinâmica e participativa na relação público-artista.
Aqui o texto fica num plano secundário ao do trabalho do ator que se utiliza de instrumentos básicos que definem o jogo íntimo que consegue estabelecer com a plateia. Poucas cadeiras circundam a arena nua em que o ator, vestido de pijama coberto por um roupão (mais íntimo
impossível) entra, logo após o público, e demarcam o teor íntimo que esses 60 minutos proporcionam, como se fossemos partícipes daquele recorte de vida (ou de não-vida) a que o protagonista está entregue.
Os recursos parecem simples, mas exigem uma segurança e despojamento do ator. Apesar de não percebermos a olho nu, sabemos estar ali um empenhado pesquisador dos instrumentais que seu corpo e espírito oferecem ao desempenho de ator. Nesse quesito reconhecemos duas habilidades peculiarmente dominantes, o uso da voz – na modulação, na respiração, no ritmo etc. – e na precisão e limpeza de seus instrumentos gestuais.

Nessun commento: