Más!!! Mais!!! Piú!!!

Para acceder al repertorio de Norberto clica:
Per accedere all repertorio di Norberto clicca:
Para aceder as informações dos espetáculos de Norberto clique:

www.teatreandoimagenes.blogspot.com


Para acceder a textos de Norberto clica:
Per accedere ai testi di Norberto clicca:
Per aceder aos testos de Norberto clique:

www.teatreandotextos.blogspot.com

Fragmentos de vidas divididas no Filo - Luciana Romagnolli

Filo 2009
Encontros com homens sós
Festival abriga variedade de trabalhos-solo, vindos da Itália e da Alemanha. As reações do público podem surpreender tanto quanto as performances
Publicado em 17/06/2009 | Luciana Romagnolli

Londrina - O homem, o vazio e a palavra. Os três elementos às vezes se bastam, sobretudo se conseguem estabelecer o primordial no teatro: a comunicação com a plateia. É uma relação de alteridade, o um diante do outro, e que depende completamente da empatia despertada.
Nos últimos dias, o Festival Internacional de Londrina (Filo) sediou alguns desses interessantes encontros, cruzando fronteiras e ultrapassando as barreiras dos idiomas, sem o apoio de legendas. No extremo oposto, foi território de uma sonora recusa do público a um trabalho que falhou em criar vínculo com o espectador, como se contido diante do espelho.

O ator e diretor Norberto Presta contracena com o público em Fragmentos de Vidas Divididas
A relação do eu com o seu próprio reflexo e com o outro emergiu entre as inquietações partilhadas pelo ator e diretor Norberto Presta no monólogo Fragmentos de Vidas Divididas. Fundador do Centro Via Rosse di Produzione Teatrale, o ítalo-argentino já realizou trabalhos com o grupo Lume, de Campinas, para o qual criou o espetáculo O Que Seria de Nós sem as Coisas Que Não Existem, em 2006.
Na montagem atual, Presta é um homem desorientado que invade a plateia e se põe a conversar com franqueza e pessoalidade destoantes das insípidas relações sociais contemporâneas. Apoia-se em um espectador para dizer-se contente de, ao menos, não estar sozinho. Embora esteja. Partilha sua angústia existencial decorrente da perda da identidade – inspirada pela experiência real do ator como imigrante –, e ilude-se do que Cecília Meirelles disse antes: “a vida só é possível reinventada”.
A construção expressionista minuciosa do personagem impressiona por deixar entrever a ansiedade e o descontrole em espasmos sutis das mãos e dos pés. Completamente exposta, a triste figura desarma o espectador, e se infiltra pelas fraturas da geleira humana, habituada à insensibilidade e ao não se importar. Vence a batalha.
* * * * * * * *
A repórter viajou a convite do Festival Internacional de Londrina.

Nessun commento: